top of page

Doxografia de Heráclito

 

DIÓGENES LAÉRCIO, IX, 1-17 (DK 22 A 1)

(8) Os pontos particulares de sua doutrina são os seguintes: fogo é o elemento e "todas as coisas são permutas de fogo" (fragmento 90), originadas por rarefação e condensação; mas nada explica com clareza. Tudo se origina por oposição e tudo flui como um rio (cf. fragmentos 12, 91), e limitado é o todo e um só cosmo há; nasce ele de fogo e de novo é por fogo consumido, em períodos determinados, por toda a eternidade. E isto se processa segundo o destino. Dos contrários, o que leva a gênese chama-se guerra e discórdia (cf. fragmento 80), e o que leva a conflagração, concórdia e paz, e a mudança é um caminho para cima e para baixo, e segundo ela se origina o cosmo.

 

............................................................................................................

  • Fragmentos (Contrários/Guerra/Devir)- fonte: Col. Os Pensadores

 

8. IDEM, Ética a Nicômaco, VIII, 2. 1155 b 4.

Heráclito (dizendo que) o contrário é convergente e dos divergentes nasce a mais bela harmonia, e tudo segundo a discórdia.

 

53. IDEM, ibidem, IX, 9.

O combate é de todas as coisas pai, de todas rei, e uns ele revelou deuses, outros, homens; de uns fez escravos, de outros livres.

 

67. IDEM, ibidem, ÍX, 10.

O deus é dia noite, inverno verão, guerra paz, saciedade fome; mas se alterna como fogo, quando se mistura a incensos, e se denomina segundo o gosto de cada.

 

88. IDEM, Consolação a Apolônio, 10 pp. 106 E.

O mesmo é em (nós?) vivo e morto, desperto e dormindo, novo e velho; pois estes, tombados  além, são aqueles e aqueles de novo, tombados além, são estes.

............................................................................................................

  • O Logus (O pensar)

 

29 Os melhores preferem uma única coisa em relação a todas as outras: a glória eterna em confronto com as coisas passagei­ras. A maioria, no entanto, pensa somente em se satisfazer co­mo animais. (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

45. Eu indaguei a mim mesmo. Os confins da alma nunca po­derás encontrar, por mais que percorras os seus caminhos, tão profundo é o seu lógos. (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

108. Ninguém, entre todos aqueles cujos discursos ouvi, chegou a isto: reconhecer que a sabedoria é distinta de todas as coisas. (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

113. Comum é a todos o pensar. (Fonte Col. Os Pensadores) ou O lógos é comum a todos. (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

114. É preciso que aqueles que falam utilizando a mente se apoiem no que é comum a todos, como uma cidade em rela­ção à lei, e ainda mais do que isso. Todas as leis humanas, na verdade, alimentam-se de uma única lei divina: já que esta do­mina tudo o que deseja, basta para todas as coisas e ainda sobra. (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

...........................................................................................................

d) O princípio lógico e inteligente (Devir)

 

31. IDEM, ibidem, V, 105.

Direções do fogo: primeiro mar, e do mar metade terra, metade incandescência... Terra dilui-se em mar e se mede no mesmo logos, tal qual era antes de se tornar terra. (Fonte Col. Os Pensadores)

76. MÁXIMO DE TIRO, Philosophoúmena, XII, 4.

Vive fogo a morte de terra, ar vive a morte de fogo, água vive a morte de ar, terra a de água. — Plutarco, De E apud Delphos, 18. Morte de fogo gênese para ar, morte de ar gênese para água. — Marco Aurélio, IV, 46. Lembrar-se sempre do dito de Heráclito, que morte de terra é tornar-se água, morte de água é tornar-se ar, de ar fogo, e vice-versa. (Fonte Col. Os Pensadores)

© 2023 por CARLOS FARIA. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page