top of page

Parmênides

 

Fragmento 01 (Fonte: Antologia Ilustrada de filosofia)

 

As éguas que me levam até onde o meu desejo quer chegar me acompanharam, após me conduzirem e me colocarem no cami­nho que diz muitas coisas, / que pertence à divindade e que con­duz o homem que sabe a todos os lugares./ Para lá fui levado.

De fato, para lá me levaram as sagazes éguas, tirando meu carro, / e as jovens a indicar o caminho. / O eixo do meão sol­tava um silvo agudo, incandescendo-se (porque premido en­tre dois rotantes, círculos de um lado e de outro), / enquanto apressavam o passo, ao me acompanhar, as jovens Filhas do Sol, / após deixar as casas da Noite, em direção à luz, retiran­do com as mãos os véus da cabeça.

Lá está a porta das veredas da Noite e do Dia, / tendo nos dois extremos uma arquitrave e um umbral de pedra; / e a por­ta, erguida no éter, é fechada por grandes batentes, / dos quais a Justiça, que muito pune, tem as chaves que abrem e fecham.

As jovens, então, dirigem-lhe suaves palavras, / e sutilmen­te a persuadem a que os ferrolhos / sem tardar removesse da porta. e logo esta, ao se abrir, / dos batentes fez uma vasta abertura, fazendo girar / nos gonzos, em sentido inverso, os brônzeos umbrais / ajustados com pregos e com ombreiras. Logo, por lá, através da porta, / direto para a estrada mestra, as jovens levaram carro e éguas.

e a deusa benévola me acolheu, e com a sua mão a minha mão direita tomou, / e assim começou a falar, dizendo-me: / "Ó jovem, companheiro de imortais boleeiras, tu, que chegas conduzido pelas éguas à nossa morada, alegra-te, pois não foi infausto o destino que te fez percorrer este caminho / (de fato ele está fora da via seguida pelos homens), mas a lei divina e a justiça".

"É preciso que tu tudo aprendas: / o sólido coração da bem redonda Verdade/ e as opiniões dos mortais, nas quais não há verdadeira certeza. / e, no entanto, também isso aprenderás: como as coisas que parecem deviam verdadeiramente ser, sen­do todas em todos os sentidos.

........................................................................................................

PROCLO, Comentário ao Timeu, I, 345, 18. 

 

Pois bem, eu te direi, e tu recebe a palavra que ouviste, 

os únicos caminhos de inquérito que são a pensar: 

o primeiro, que é e portanto que não é não ser, 

de Persuasão é o caminho (pois à verdade acompanha); 

o outro, que não é e portanto que é preciso não ser, 

este então, eu te digo, é atalho de todo incrível; 

pois nem conhecerias o que não é (pois não é exeqüível), 

nem o dirias... 

3. CLEMENTE DE ALEXANDRIA, Tapeçarias, VI, 23. 

...........pois o mesmo é a pensar e portanto ser.

 

 

 

 

 

 

© 2023 por CARLOS FARIA. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page